O CETRAD recebeu, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a CETRAD Internacional Summer School, uma iniciativa organizada em conjunto com o projeto INTEGRURAL. O evento recebeu cerca de 40 participantes, dos quais 20 internacionais, de diferentes países, entre os quais Itália, Espanha, Grécia e Alemanha.

Durante os cinco dias de Internacional Summer School, os participantes tiveram oportunidade de identificar, compreender e refletir sobre as abordagens, as estratégias, os processos e as boas práticas que contribuem para a transformação e vitalização do interior português. Nas dinâmicas de “trabalho de campo” os participantes tiveram oportunidade de examinar e explicar a possível convergência, divergência e/ou tensão entre as idealizações conceptuais científicas e as estratégias reais utilizadas para promover o território, através do contacto direto com os habitantes e os diferentes agentes locais.

A experiência começou no dia 30 com a preparação do trabalho de campo, com a apresentação da Internacional Summer School, seguida de várias com palestras e partilha de experiências.

No dia seguinte teve lugar o workshop “Métodos de investigação – abordagens transdisciplinares aplicadas ao desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”, seguido de uma visita à Serra do Alvão, onde se trocaram experiências com a Escola de Pastores de vacas maronesas.

O dia 1 de junho começou no Boticas Parque, com a apresentação de iniciativas por parte dos empreendedores locais, que prosseguiu com a apresentação da estratégia municipal de Boticas para o desenvolvimento da região. De Boticas os participantes seguiram para Vidago onde os convidados internacionais partilharam experiências sobre empreendedorismo rural.

As atividades do dia seguinte arrancaram em Montalegre com a visita ao Ecomuseu do Barroso, onde foi possível refletir e compreender a importância na promoção da interdisciplinaridade no território. Seguiu-se uma visita ao castelo de Montalegre, onde foram apresentadas as estratégias municipais de Montalegre, o caso da valorização da Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso, IGP e uma reflexão sobre a turistificação da tradição no caso da comunidade de pastoreio do Barroso.

O último dia foi dedicado à apresentação das experiências rurais dos parceiros do projeto INTEGRURAL e à análise e discussão do que foi feito nos trabalhos de campo.