Teve lugar no dia 31 de maio, o workshop sobre métodos de investigação – Abordagens transdisciplinares aplicadas ao desenvolvimento sustentável dos territórios rurais – organizado pelo CETRAD. Esta iniciativa contou com a presença de estudantes de doutoramento, pós-doutorados e professores universitários de diferentes proveniências que contribuíram de forma dinâmica para a discussão do tema.

Lívia Madureira, Professora da UTAD e Diretora do CETRAD, abriu um debate com questões sobre abordagens transdisciplinares e o seu papel na abordagem de problemas sociais. Na sequência desta discussão, o investigador do CETRAD Tigran Keryan fez uma apresentação sobre o papel da investigação e educação transdisciplinar no desenvolvimento rural sustentável. A Dra. Helena Guimarães, investigadora pós-doutorada no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, fez uma apresentação sobre a transdisciplinaridade na prática a partir de uma perspetiva de investigação, partilhando a sua própria experiência como cientista e apresentando os projetos implementados pelo seu centro de investigação. A aluna de doutoramento do CETRAD, Taiana Homobono, fez a última apresentação, com o tema métodos de investigação para entrevistar diferentes interessados, bem como a transcrição e análise dos dados registados. A sessão foi encerrada com perguntas e respostas moderada pela diretora do CETRAD.