Teve lugar no dia 6 de julho, quarta-feira, entre as 18 e as 19 horas, a segunda sessão do ciclo Territory Talks | O(S) FUTURO(S) DO(S) TERRITÓRIO(S), com foco no impacto territorial da crise demográfica.

Para esta sessão o CETRAD convidou a professora e investigadora Teresa Ferreira Rodrigues, do Departamento de Estudos Políticos IPRI- NOVA/CIDIUM, para falar sobre o tema – A população portuguesa em 2050 – e refletir sobre a questão nuclear: qual será o impacto da crise demográfica nos territórios?

Organizadas no âmbito do 20º aniversário do CETRAD, as “Territory Talks” são um contributo para imaginar e (re)pensar o lugar que os territórios podem e devem ocupar na construção de um cenário prospetivo, desejável e possível para Portugal, à luz dos grandes desafios societais, ambientais e tecnológicos do século XXI: a transição/crise demográfica; a crise climática, o uso eficiente de recursos e a salvaguarda dos ecossistemas naturais, a agricultura e a transição do sistema global alimentar, a reconfiguração do modelo de globalização e a re-industrialização, a transformação digital da sociedade e os novos modelos para o trabalho e para a mobilidade dos indivíduos e das empresas, a crise da democracia e como incentivar a ação dos cidadãos.

As conversas sobre O(s) Futuro(s) do(s) Território(s) estão previstas até junho de 2023. A sessão de junho Foresight Portugal 2030: o território entra e conta?, com José Félix Ribeiro, está disponível emhttps://youtu.be/-XviMNnKG6Q.

Sobre Teresa Ferreira Rodrigues

Professora no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É também professora convidada da NOVA Information Management School e do Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado de Investigación sobre la Paz, la Seguridad y la Defensa, Ministerio de la Defensa Nacional y UNED-Universidad Nacional de Educación a Distancia.

Auditora de Defesa Nacional, coordena três pós-graduações, no âmbito dos Estudos de Globalização, Segurança, Informações e Diplomacia, em parceria com os Serviços de Informações da República Portuguesa, o Instituto Universitário Militar, o Instituto da Defesa Nacional e o Instituto Diplomático. Autora ou coautora de mais de uma centena de artigos e livros nas áreas das migrações, envelhecimento e saúde, história urbana, análise prospetiva e planeamento e estudos de segurança.

Media: https://www.avozdetrasosmontes.pt/utad-vai-discutir-futuras-dinamicas-demograficas/