NORTE 2020 NORTE-01-0246-FEDER-000023

Anderson Galvão, Carla Mascarenhas

294 642,84€

01-01-2015

Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa; UTAD; Universidade do Porto; Universidade do Minho

No contexto do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, que reúne países de alto e baixo desempenho para o estabelecimento de um Centro de Excelência. SMARTAgriFor consiste num projecto de um ano destinado a desenvolver um extenso, detalhado e robusto plano de negócios para a criação de um Centro de Excelência na agricultura e silvicultura. O projecto SMARTAgriFor visa ter um impacto internacional, mas beneficiará do envolvimento de todos os intervenientes nacionais do sector agro-alimentar e florestal, incluindo os localizados no Norte de Portugal. O projecto actual está alinhado com SMARTAgriFor e propõe uma série de acções relevantes para apoiar o desenvolvimento do SMARTAgriFor e o pleno envolvimento das partes interessadas do Norte no projecto, em benefício das partes interessadas e do Centro previsto.

O projecto “Promoting Agri-food and Forestry Stakeholder Engagement for Knowledge Transfer and SMARTAgriFor partnerships” foi implementado pelas quatro universidades SMARTAgriFor do Norte de Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade Católica Portuguesa (UCP), Universidade do Porto (UP) e Universidade do Minho (UM). O principal objectivo do projecto é promover, através de uma série de iniciativas, o envolvimento das partes interessadas de base agro-alimentar e florestal, com o objectivo de identificar as necessidades de I&D em múltiplas cadeias de valor, transferir conhecimentos para as partes interessadas e estabelecer parcerias estratégicas em benefício das partes interessadas e SMARTAgriFor. O projecto inclui um total de cinco acções, que estão alinhadas com os cinco objectivos específicos do projecto. Além disso, cada acção consiste em diferentes actividades que apoiam o desenvolvimento do projecto.