COMPETE 2020

Ricardo Jorge e Silva Bento

776 417,87€

01-01-2016

Agri-Ciência, Consultores de Engenharia, Lda. ; INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. ; Instituto Politécnico de Viana do Castelo ; Tekever ASDS,
Lda ; UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O projeto PARRA visa desenvolver um conjunto de tecnologias que contribuem para aumentar a capacidade de resposta à problemática da Flavescência Dourada (FD) na vinha. O impacto desta doença é particularmente agressivo resultando no arranque da vinha e na consequentemente redução da capacidade de produção e económica. A deteção em larga escala da presença desta doença permite uma maior capacidade de resposta e intervenção. É neste contexto que o projeto PARRA irá desenvolver tecnologias de deteção automática da presença da FD na vinha, explorando diferentes tipos de sensores embarcados em aeronave não tripulada (UAVs) visando uma mais rápida, célere e com menor custo monitorização e recolha de dados das zonas a monitorar. Os dados recolhidos são posteriormente processados e com um conjunto de algoritmos de análise, algoritmos a desenvolver no projeto, será realizada a deteção automática dos locais com maior probabilidade de existência da doença. Todos estes processos e dados são ainda integrados numa plataforma de gestão de operações onde os dados serão guardados e os processos de análise executados de forma automática, gerando os relatórios respetivos. Assim, o projeto pretende atingir uma solução integrada com uma maturidade tecnológica, no final do projeto, pré-industrial permitindo uma rápida transição para o mercado. Em complemento com os objetivos operacionais, o projeto PARRA aposta num desenho da solução assente num conjunto capacidade que visam maximizar o impacto dos resultados como génese de produtos e serviços de elevado valor acrescentado para o mercado a explorar, tanto ao nível nacional como internacional. Assim a abordagem técnica do projeto PARRA centra-se no desenvolvimento de uma solução Escalável quanto à sua dimensão e uso por múltiplos stakeholders, Expansível a novos algoritmos e sensores futuros capacitando a solução para uma evolução permanente ao longo do tempo e da evolução do conhecimento, Interoperável por forma a disponibilizar diferentes formas e interfaces com os utilizadores independentemente das plataformas tecnológicas utilizadas, e Flexível disponibilizando um mecanismo de gestão dos processos subjacentes ás atividades operacionais que, dependendo do objetivo da entidade “stakeholder”, permitirá facilmente o desenvolvimento complementar de novas capacidades futuras de analise de dados, (ex.: séries temporais, geográficas, etc.) assim como de interfaces com eventuais aplicações, já detidas pelos stakeholders, por forma a permitir uma eficaz integração dessas aplicações com o PARRA.