Coordenador de Projeto:

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Tipologia de Projeto:

NORTE 2020 NORTE-02-0246-FEDER-000043

Investigador Responsável do CETRAD:

Alberto Moreira Baptista

Equipa de Investigadores do CETRAD:

Carla Mascarenhas, Anderson Falvão

Montante Financiado:

270 000€

Financiamento CETRAD/UTAD:

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Data de Inicio:

04-09-2017

Duração:

24 meses

Parceiros:

Universidade Católica Portuguesa; Universidade do Porto; Universidade do Minho

NEWFOOD é um projeto que junta as ambições de 4 Universidades da Região Norte em acelerar os processos de expansão e consolidação das fileiras dos chamados “produtos tradicionais” através de uma proposta de inovação catalisada pela transferência de conhecimento e de tecnologia. Estruturado em 3 Ações destinadas a:
(i) mapear o conhecimento e as competências existentes na Região e inventariar as necessidades do sector para assegurar o processo de inovação focado nos eixos centrais de expansão e consolidação do setor;
(ii) promover projetos de inovação orientados para a geração de novos produtos/soluções com relevância económica;
(iii) ativamente disseminar conhecimento, competências e recursos para as entidades envolvidas incluindo os stakeholders dos sectores económicos relevantes.

Esta proposta dá resposta à clara identificação dos produtos “tradicionais” e à evolução e adaptação destes produtos aos mercados modernos, como prioritárias para o desenvolvimento da economia na Região Norte, dando prossecução ao plano de especialização inteligente regional (ris3) pelo cruzamento dos conhecimentos, competências e recursos entre as capacidades científicas e os recursos agrícolas e agroalimentares detidos na região, articulado através de 4 Universidades da Região Norte.

Existem laços de cooperação muito fortes, produtivos e estruturados de formas variadas entre atores relevantes no sector agroalimentar e as Universidades envolvidas. Estas ligações incluem relações bilaterais entre empresas e investigadores, protocolos formais e associações formadas especificamente para avançar a agenda de I&D para o sector como, por exemplo, Portugal Foods e ADVID Este projeto pretende potenciar estas ligações estabelecidas, com iniciativas, por um lado integradoras mas também eminentemente práticas e concretas.