Coordenador de Projeto:

Nicola Bermingham (Liverpool University)

Tipologia de Projeto:

Estudos Comissionados

Investigador Responsável do CETRAD:

Luzia Oca González

Equipa de Investigadores do CETRAD:

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Montante Financiado:

4 990 libras

Financiamento CETRAD/UTAD:

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Data de Inicio:

01-01-2018

Duração:

24 meses

Parceiros:

Liverpool University, University of La Coruña, University of Trás-os-Montes and Alto Douro

Cabo Verde é um arquipélago constituído por dez ilhas, nove das quais são habitadas. Com uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas, Cabo Verde é classificado pelas Nações Unidas como um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (PEID). O Ministério da Educação de Cabo Verde relata os progressos no domínio da educação básica decorrentes da reforma educacional que teve lugar durante a década de 1990. No entanto, a fragmentação geográfica do arquipélago e a divisão urbana/rural significa que as condições de aprendizagem variam consideravelmente de uma ilha para outra. No centro deste estudo específico está a utilização da língua no sistema educativo cabo-verdiano.
Adoptando uma abordagem sociolinguística, o projecto explora as formas como a língua sustenta as disparidades nos resultados educacionais em Cabo Verde. O projecto está envolvido na estratégia do Global Challenges Research Fund (GCRF) e na área do desafio de abordar o Acesso Equitativo ao Desenvolvimento Sustentável e aborda o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 da ONU, que trabalha no sentido de obter uma educação de qualidade.
O projecto baseia-se numa gama de conhecimentos de académicos que trabalham em contextos disciplinares, incluindo Sociologia, Antropologia, Linguística e Educação.