O desenvolvimento de um sistema agrícola resiliente e sustentável, e as transições agroecológicas requerem uma compreensão profunda dos agroecossistemas, das suas interacções com o ambiente, e das práticas de gestão. O AgroServ dispõe de um grande consórcio de infra-estruturas de investigação, a maioria das quais se encontra no roteiro da UE, e de uma vasta oferta de serviços a todas as escalas, desde a molécula ao organismo, ao ecossistema, à sociedade. AgroServ facilitará uma abordagem sistémica e holística para compreender as ameaças e desafios que a agricultura enfrenta, no sentido da implementação de um sistema agro-alimentar resiliente e sustentável. Propomos uma oferta transdisciplinar de serviços, integrando os actores do sistema agrícola no processo de investigação, dos quais os agricultores são os primeiros, graças a uma ampla oferta de laboratórios vivos em toda a Europa. A maioria dos campos científicos relevantes estão representados no AgroServ, desde as ciências naturais até às ciências sociais. Vamos desenvolver um catálogo mais vasto de serviços integrados e personalizados, graças a uma abordagem específica de condutas de serviços concebidas a partir de uma análise de lacunas, das exigências das partes interessadas e dos utilizadores. Será implementado um forte programa de formação e construção de comunidades para gestores de acesso e utilizadores, para facilitar a investigação multi e transdisciplinar com todos os actores relevantes. Os resultados da investigação realizada no âmbito do AgroServ serão sintetizados para serem utilizados no âmbito da elaboração de políticas baseadas em provas. Os dados do AgroServ serão abertos e conformes com as práticas FAIR, e disponibilizados a longo prazo às comunidades, e serão ligados às principais iniciativas europeias, como a EOSC. Serão estabelecidas fortes ligações com programas existentes ou futuros no âmbito do H2020 e Horizon Europe, tais como as parcerias agroecologia, laboratórios vivos e infra-estruturas de investigação, e agricultura de dados, bem como as duas CSA AE4EU e ALL-READY, e as missões solo e fitossanidade, e águas. AgroServ colaborará com outras iniciativas relevantes no Pilar II a da HE.