Lucília dos Santos Nunes Pereira é licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau de mestre em Ciências Sociais – Território, Identidades e Património pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) do Instituto Universitário de Lisboa e é doutorada em História pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique tendo sido, ainda, bolseira de investigação científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Foi docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu onde lecionou as disciplinas de Geografia e Antropologia, Conhecimento do Mundo I e II, Estudo do Meio III e Arte e Comunicação; Lecionou na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança as disciplinas de História das Instituições Socioeducativas e História da Educação; na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança leccionou as disciplinas de Publicidade e Relações Públicas, Comunicação de Apoio à Venda e Marketing e Estratégia de Negócios.

Atualmente é investigadora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Grupo de Estudos da História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto (GEHVID) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.